domingo, 18 de janeiro de 2009

Qual bairro do Rio tem mais favelas?

Esse post é mais curiosidade sobre o Município do Rio de Janeiro e para mostrar o potencial do Geoprocessamento e SIG.

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém um projeto chamado Sabren - Sistema de Assentamento de Baixa Renda. Esse projeto gerou o limite das favelas do município e o disponibilizou para visualização interativa e download na página Armazém de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, citado também no post anterior. Nesta mesma página também podemos adquirir o limite dos bairros.

Sendo assim, com base nesses dois dados geográficos gerei uma tabela com dois campos relevantes: (1) o total de área classificada como favelas dentro de cada bairro; e (2) o percentual de área classificada como favela em relação à área total de cada bairro.

Segue abaixo a tabela que eu gerei, mas ressalto que, como todo o dado temático, mapear as áreas de favela não é como mapear um rio ou uma rua. A definição para delimitar uma área como favela depende exclusivamente da metodologia adotada. Por exemplo, se dois órgãos geram um mapa com o limite das favelas, mas usam metodologias diferentes, provavelmente os dois dados terão discrepâncias.

Vamos às tabelas! Temos duas abas na parte inferior da tabela: uma ordena pela percentagem de área de favelas em cada bairro; e a outra pela quantidade de área absoluta por bairro:



Clique aqui para ver a tabela expandida numa página separada.

Veja aqui os dados geográficos utilizados numa interface interativa (habilite os popups).

Bem, gerei essa tabela com dados publicamente disponíveis. Infelizmente a página do Armazém de Dados não é muito esclarecedor nos meta-dados das informações que eu usei como, por exemplo, ano do limite das favelas e a escala de ambos os dados.

Por curiosidade, eu utilizei as seguintes ferramentas para gerar esta tabela: Intersect, Summarize, Calculate Geometry e Field Calculator no ArcGIS Desktop 9.2.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário