sábado, 17 de janeiro de 2009

Tutorial ArcGIS: Tabulate Area

Boa noite...

Hoje vou abordar uma ferramenta muito útil para ArcGIS Desktop 9.1 ou superior, o Tabulate Area.

A ferramenta Tabulate Area gera uma tabela cruzada entre dois dados geográficos. Vou dar um exemplo hipotético. Temos um dado geográfico de cobertura vegetal e outro de declividade de uma dada área de estudo. As classes de cobertura vegetal são: A, B e C. As classes de declividade são: Baixo (0º-30º), Médio (30º - 45º) e Alto (45º - 90º).

Utilizando esta ferramenta e dando como parâmetros de entrada os dados geográficos de vegetação e declividade, temos uma tabela resultante desta forma:


Baixo

Médio

Alto

A

32,4

20,3

9,1

B

2,1

10,4

22,9

C

3,4

5,8

4,5


A primeira coluna e linha são as classes de cada um dos dados de entrada. E, por exemplo, 32,4 é a área total do tipo de vegetação A que está em baixa declividade (0º-30º). As unidades destes valores numéricos estão em unidades quadradas do mapa, isto é, se as unidades dos dados geográficos de entrada são em metros, os valores da tabela resultante estão em metros quadrados.

A tabela acima nos permite uma série de análises entre as ocorrências das classes dos dois dados geográficos. Por exemplo, percebe-se que o tipo de vegetação A ocorre em grande parte na baixa-média declividade.

Obs: Esta ferramenta só pode aplicada em dados geográficos com feições do tipo polígono.

Esta ferramenta é exclusiva da extensão Spatial Analyst, você precisa ter acesso a licença dessa extensão do seu computador com o ArcGIS Desktop instalado.

Baixe o Tutorial aqui. Nele utilizamos dois dados do Município do Rio de Janeiro: os limites dos Bairros e Uso do Solo, que baixamos diretamente de uma página da Prefeitura. E depois utilizamos a ferramenta Tabulate Area.

Abaixo segue o vídeo que fiz realizando o tutorial acima depois de baixar os dados geográficos:



Veja também o Help oficial desta ferramenta do ArcGIS nas versões 9.1, 9.2 e 9.3.

Aproveito para deixar a dica do site do Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos, lá podem ser encontrados para consulta e download uma série de dados geográficos e censitários do Município do Rio de Janeiro.

Até a próxima...

2 comentários:

  1. Augusto,

    Obrigado pelo post. Mas to tentando fazer com poligonos que estão sobrepostos e ele não ta completando a operação. Vc sabe se isso é um impendimento para usar a ferramenta?

    ResponderExcluir